Esta é a primeira modalidade de esportes coletivos que o país consegue a classificação para os Jogos e, justamente, a que foi responsável pela maior frustração em Atenas-2004, quando a geração de Diego, Robinho, Kaká e Adriano caiu ainda no Pré-olímpico.
A classificação veio antes da última partida, com o triunfo do Chile sobre o Paraguai. E a taça foi assegurada com a vitória sobre a Colômbia por 2 a 0. Assim, o Brasil terminou a competição de forma invicta e na ponta do hexagonal final, com 11 pontos. É a nona vez que o Brasil conquista o torneio.
A vitória foi assegurada ainda no primeiro tempo, com gols de Lucas, aos 24, e Edgar, aos 45 minutos. Foi o sexto triunfo em nove jogos da seleção no torneio, que foi a única a deixar o Paraguai sem derrotas.
Já a outra vaga sul-americana em Pequim ficou com a Argentina, que só assegurou o lugar ao vencer o Uruguai por 1 a 0, com gol de Acosta, aos 46 minutos do segundo tempo. O evento também servia como classificatório para o Mundial da categoria, que será realizado entre 30 de junho e 22 de julho deste ano no Canadá, e os representantes da América do Sul serão: Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.
Esta foi a primeira vez que a competição sub-20 serviu como classificatório para os Jogos Olímpicos, que é limitada a atletas com menos de 23 anos. A medida foi adotada para a Conmebol diminuir gastos, mas só foi avisada um mês antes do torneio iniciar. Com o aviso de última hora, o Brasil tentou contar com o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Denilson, mas eles não foram liberados por Real Madrid e Arsenal, respectivamente.
A seleção se preparou por duas semanas e ficou em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, durante a primeira fase. Neste período, o time chegou a perder sete jogadores por virose nos treinos e mostrou um futebol pouco convincente com atletas ainda sem condição física ideal, caso principalmente de Alexandre Pato.
Mesmo assim, a equipe terminou em primeiro lugar do grupo com vitórias sobre Chile (4 a 2), Peru (2 a 1) e Bolívia (3 a 0), e um empate com o Paraguai (1 a 1). No hexagonal final, o início não foi bom com dois empates por 2 a 2 com Argentina e Chile, sendo que o último terminou com uma confusão generalizada entre os jogadores e o árbitro Alberto Duarte.
O elenco reclamou da marcação dos dois pênaltis, que originaram os gols chilenos, e teve três expulsos (Luiz Adriano, Carlinhos e Thiago Heleno) e o volante Fernando excluído da competição. Porém, a situação adversa levou o time a se unir e reagir. Com apenas quatro na reserva, o Brasil superou o Uruguai por 3 a 1 e, em seguida, bateu o Paraguai (1 a 0), com um gol aos 44 minutos do segundo tempo. O título veio com a terceira vitória na fase final.
Na partida decisiva, já sabendo da classificação, o Brasil teve o domínio desde o início e não teve problemas para abrir o placar com Lucas. Aos 24 minutos, o volante do Grêmio recebeu na entrada da área, fintou um adversário e bateu firme no ângulo do goleiro.
Embalado, o Brasil ainda acertou a trave colombiana, antes de ampliar no final da etapa. Aos 45, Luiz Adriano dominou na meia-lua, driblou três jogadores e passou para Edgar, livre, tocar na saída de Ospina.
Com a boa vantagem, o Brasil tratou apenas de tocar a bola e controlar o resultado no segundo tempo. A Colômbia ainda chegou a acertar uma bola na trave de Cássio, mas não teve forças para reagir.

178
178
12
12
12
12
12
Força rumo ao inédito ouro olímpico, Brasil!!!
\o/
\o/
Campeão Olímpico de Futebol
3 - Hungria (1952-1964-1968)
2 - Reino Unido (1908-1912)
2 - Uruguai (1924-1928)
2 - URSS (1956-1988)
1 - Bélgica (1920)
1 - Itália (1936)
1 - Suécia (1948)
1 - Iugoslávia (1960)
1 - Polônia (1972)
1 - Alemanha (1976)
1 - Tchecoslováquia (1980)
1 - França (1984)
1 - Espanha (1992)
1 - Nigéria (1996)
1 - Camarões (2000)
1 - Argentina (2004)
\o/
\o/
_______Esse é o vendedor!
Um sujeito acaba de conseguir um cargo de vendedor em uma loja que vendia de tudo. Terminado o primeiro dia, o gerente pergunta:
- Como foi seu primeiro dia? Quantas vendas você fez?
- Fiz apenas uma venda - responde o vendedor.
- Uma só? - espanta-se o gerente
- Mas todos os outros vendedores fazem de 20 a 30 vendas por dia... E de quanto foi esta venda?
- R$ 195.950,00 - responde o vendedor.
O gerente arregala os olhos. Uma venda daquele valor era realmente inusitada.
- Como é que você conseguiu isto? - pergunta, o gerente, intrigado.
- Bem, - responde o vendedor - vendi a este cliente um anzol pequeno, um médio e um grande. Vendi os três tipos de linhas para cada tipo de anzol e também todos os apetrechos para pesca. Ao perguntar-lhe onde ele iria pescar e obtendo a resposta de que pretendia ir ao litoral, informei-lhe de que seria necessário um barco. Ele então comprou o de 22 pés, cabinado, com dois motores. Como o carro dele não seria capaz de rebocá-lo, vendi-lhe uma Blazer...
O gerente o interrompe:
- Você fez esta venda para um sujeito que entrou pedindo um anzol?
- Não, - responde o vendedor - na realidade, o sujeito veio me perguntar onde havia uma farmácia. Perguntei-lhe o que ele iria comprar lá e soube que seria um absorvente para sua esposa. Aproveitei e comentei:"Já que seu fim-de-semana foi pro saco mesmo, que tal uma pescaria?"
\o/
\o/
Chico da Kombi
Não estou tão otimista assim, Chico. Acho que o título pode mascarar váris defeitos apresentados no Sul-americano. O time precisa de um técnico melhor e de mais qualidade e menos pose. Ganhamos mais por falta de rival do que por qualidade nossa.
ResponderExcluirCaro Fernando,
ResponderExcluirO time para as Olimpíadas será outro, com jogadores até 23 anos.
Do time atual, talvez Lucas e Pato possam ir à Pequim.
Abraço.
\
Mestre Ambrósio,
Eu acredito no Ouro Olímpico, apesar de Dunga...
Abraço, mestre.