Uma volta ao globo em 2009 vai marcar a entrada no mercado do primeiro avião ecologicamente correto do mundo, fabricado pela empresa francesa Lisa Airplanes, situada em Savoie, no sudeste do país. A criação da aeronave, que será propulsionada pela energia de uma pilha de combustível de hidrogênio e alimentada por painéis fotovoltaicos instalados nas asas, foi a forma que dois engenheiros apaixonados pelo meio ambiente encontraram para cumprir a sua parte na preservação dos recursos naturais "Quisemos sensibilizar o grande público quanto à necessidade de agir em favor do meio ambiente, através da promoção de energias renováveis e da economia das energias convencionais, e incitar a indústria do transporte a se interessar mais por toda essa questão", explica Benoit Sennelart, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto do Hy-Bird (Hy para hidrogênio e bird para pássaro), como o avião foi batizado. A aeronave voará a 5 mil m de altitude e custará cerca de 4 milhões de euros (R$10,2 milhões) para ser produzida. O valor estimado para a futura comercialização ainda é mantido em sigilo pela empresa fabricante. Na versão protótipo, o avião terá espaço para apenas uma pessoa, mas a equipe planeja dobrar o número de passageiros na versão comercial, a partir de 2012. O Hy-Bird terá cerca de 20 m de comprimento e a fuselagem feita em fibra de carbono. Baterias de lítio ajudarão na decolagem e no pouso. As asas, que abrigarão os painéis absorventes da energia solar, terão largura de 1 metro. A velocidade deve variar entre 150 km/h e 300 km/h - baixa, em comparação a um avião convencional. Mas por outro lado o Hy-Bird não emitirá gases poluentes, uma vez que fontes de energia para movimentá-lo são solar e a base do hidrogênio. É o primeiro avião 100% limpo já produzido. E ele ainda vai fazer muito menos barulho, já que o motor elétrico que o ajuda a voar é muito mais silencioso que os motores térmicos. Na volta ao mundo planejada para a inauguração do avião, haverá paradas a cada 3 mil km voados, num total de 15 escalas. Em cada uma delas, serão promovidas palestras sobre a preservação do meio ambiente e um piloto local será convidado a prosseguir a aventura até o próximo destino. A América do Sul não está no trajeto. "Trata-se de um desafio tecnológico, sem dúvida, mas acima de tudo é um desafio humano. Nosso objetivo é de mostrar essa nova possibilidade de aproveitamento dos recursos ao maior número de pessoas e sobretudo ao maior número de culturas diferentes", diz o engenheiro Sennelart. O Instituto Nacional de Energia Solar da França e a Delegacia de Energia Atômica do país são parceiros do projeto, que começou a ser desenvolvido em 2006.

123* * * * *
123
Por objetivos diferentes, mas tão importante quanto, ABC-RN e Bragantino buscam a vitória, nesta quarta-feira, às 20h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal, pela última rodada do Octogonal Final da Série C.
O time potiguar ainda sonha com o acesso, enquanto os paulistas, que já garantiram presença na Série B do próximo ano, miram o título da temporada. Na quinta colocação, o ABC tem os mesmos 20 pontos que o Vila Nova, mas leva considerável desvantagem no saldo de gols: -2 contra 4. Para isso, além de vencer o Braga, o ABC, que vem de duas derrotas seguidas, precisa torcer por um tropeço do Vila Nova contra o Nacional de Patos, em casa, ou até mesmo do Atlético, que é o terceiro, com 20 pontos, contra o Barras, em Teresina.
A diretoria do ABC promete pagar um prêmio de R$ 1 milhão em caso de acesso. Mesmo com a vaga garantida, o Bragantino promete não amolecer. Embalado por duas vitórias seguidas, o time paulista quer o título para corar uma temporada fantástica. No primeiro semestre, o Braga surpreendeu a todos e chegou até às semifinais do Paulistão, sendo eliminado pelo depois campeão Santos. Na Série C, foi o único paulista que chegou ao Octogonal Final e, conseqüentemente, conquistou o acesso.
178
* * * * *
178

Cindy Crawford, 41 aninhos.
1
Rapazzzz, com 41 aninhos e ainda está nesta forma, que beleza, que generosidade da natureza, diz aí Chico: É sua priminha também :0)))
ResponderExcluirO bom senso prevaleceu, vão implodir a FN embora tardiamente, pois vidas poderiam ter sido poupadas :o(((
Hoje o Curingon ganha do Vasco e sai do buraco de vez, pelo menos é o que a fiel torcida espera.
Força FOGÃO 2008 e menos trapalhadas.......
Abs, Tarcisio
chicão,
ResponderExcluiro vila vai subir. tem que subir.
o vila não pode ficar na série c.
saudações botafoguenses!!!
Excelente notícia o aparecimente desse avião! Tomara que seja uma boa base de desenvolvimento para aplicar, um dia, nos aviões comerciais.
ResponderExcluirEstive vende a torcida do ABC no Frasqueirão e é espectacular!!! Merece, certamente, a subida!!! Força, ABC!
abraces, noblíssim baian e nom mensh noblíssim irecénse!!!
Tarcisão, meu rei, não tenho prima estadunidense. A Cindy é minha manteúda. :o)
ResponderExcluir\
Caro Snoopy, sou fã do atacante do Vila Nova desde 1995.
Força Vila e Túlio Maravilha neles!
\
Noblíssim’Pédre, o ABC é conhecido como “O Mais Querido”.
O time potiguar ajudou o Bahia contra o Rio Branco e agora, sou ABC desde criancinha.
Força, ABC!
\
Abraços.
Eu voto na Cindy Crawford, e em 2º lugar no avião (o outro o ecológico).
ResponderExcluirHéin?????? Não é enquete não?
Aê desculpa então, Chico...
hehehehehehhe
Sds. Celestes
SITE/BLOG
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE
Oi seu xico, vai desculpando o sumiço da iara, mas vc sabe que tu é do peito ne??
ResponderExcluirvou mengo na libertadores....
libertadores, nem acredito.
pois é, ela ja foi mais bonita..
Olá Chico da Kombi.
ResponderExcluir. Dias desses, eu ia te preguntar se Irecê ainda era a terra do feijão, mas você me respondeu no JA.
.
Pela idade da menina, eu diria que ela não é tua prima, mas uma bela titia.
.
Se considerarmos os 40 e uns, ela tá bem.
.
Espero que façam um novo estádio, bem descente pros baianos.
Esse povo merece.
.
Parabéns pelas tuas planilhas e cálculo, sobre o descenço (46 pontos).
.
Abração verde limão, amigo virtual.
Odair Poroclino.
Caro Porcolino,
ResponderExcluirIrecê produzia 2 milhões de sacas de feijão por safra. Nos últimos anos a produção caiu bastante e produz entre 600 e 800 mil sacas.
O amigo, certamente, já comeu feijão plantado em Irecê - A Capital do Feijão.
Abraço verdolengo.